Ligar (11) 3673-6663

Colher de Pau I – introdução de alimentos para bebês, aspectos da prontidão, BLW e educação.

“Introdução de alimentos, para o bebê, é momento de colocar em prática toda a máquina psico/motora e exercitar toda sua inteligência humana. O corpo é potente e altamente inteligente e quando somos bebês, estamos ligados diretamente às nossas necessidades. Esse corpo sabe o que precisa e seu querer é expressão disso. Comer autônomo, onde as mãos são veículos do corpo em apetite. Uma vivência sobre as bases de uma introdução de alimentos respeitosa e eficaz.”

Fabiolla Duarte

Colher de Pau I – introdução de alimentos para bebês, aspectos da prontidão, BLW e educação.

Apresentação: Encontro que propõe, a partir da Educação, uma abordagem humanizada para a introdução alimentar dos bebês.

Tem o objetivo de aprofundar a reflexão sobre os importantes aspectos da prontidão para o comer (fisiológica, cognitiva e psico-motora); apresentação da abordagem BLW; reflexão sobre vantagens e desvantagens (motoras, cognitivas e simbólicas) de se comer com a colher ou com as mãos; engasgos e gag flex; e finalmente trazer o conceito de comportamento alimentar infantil à luz da comensalidade familiar.

Baseado em alguns conceitos abordados pelo pediatra espanhol Carlos Gonzáles, e inspirado na teoria da Criação com Apego (Attachment Parenting), na abordagem sobre maternagem e espelhamento trazido pela terapeuta argentina Laura Gutmam, e na ênfase dada à autonomia pela Pedagogia Montessoriana e Educação Ativa.

Inspirado também em minha própria experiência materna.

Enquanto mãe e educadora trago para essa vivência minha pesquisa sobre infância, cultura alimentar e comensalidade: “Como temos comido através dos tempos”; que tem como base conceitos sobre alimentação e antropologia inspirados em muitas linhas alimentares, com a praticada na Antroposofia, Macrobiótica, Alimentação Viva, dieta Paleolítica, etc.

Valorizo a observação parental e enfatizo a importância do relato biográfico alimentar dos pais, mães e cuidadores inscritos no curso do Colher de Pau.

Quando fazer: em qualquer momento antes, durante ou após a fase de introdução alimentar.

Para quem participa antes é uma ótima oportunidade para se preparar para esse momento, com tempo para digerir novos conceitos.

Para quem participa depois da fase de introdução ter iniciado, é muito útil para auxiliar nos desafios que surgem durante esse período.

Para quem participa muito depois, ainda uma excelente oportunidade para pensar em profundidade sobre as relações entre alimento, comportamento infantil alimentar e vida familiar.

Programa:
• Quando começar a introdução alimentar: sinais fisiológicos, cognitivos, motores e comportamentais para a introdução de sólidos;

• Por onde começar: cultura alimentar familiar e uma reflexão sobre escolhas alimentares;

• BLW: vantagens e desvantagens em cada contexto familiar;

• Papinhas ou pedaços: comer com a colher ou com as mãos?

• Amamentação X alimentação de sólidos: introdução de alimentos é desmame?

• Dicas de mãe: cozimento, utensílios domésticos;

• Horários para cada refeição: como pensar sobre ritmo e organizar as refeições familiares;

• Volta ao trabalho e introdução alimentar: como conciliar trabalho e introdução alimentar;

• Relações entre apetite, fome, mundo lúdico e o comer como uma vivência sensorial;

• Biografia alimentar: de que forma a introdução alimentar afeta nossa relação com alimentação na vida adulta;

• Alimentação adulta x Introdução alimentar: vida familiar à mesa e como podemos ser coerentes;

• Abordagem: maneiras eficientes de oferecer alimentos sólidos e o BLW;

• Sobre o engasgo e gag flex.

Exibirei uns vídeos para inspirar nossa reflexão.

Aqui alguns textos meus sobre Introdução de alimentos.
http://vilamamifera.com/alimentoecomportamento/category/introducao-de-alimentos/

Inscrições: colherdepau@fabiolladuarte.com
Investimento: 350,00 por pessoa & 530,00 por casal

Quem sou eu:
Sou educadora, e é partir desse lugar que trabalho com introdução alimentar. Introdução de alimentos é um salto de desenvolvimento.

Me formei educadora no Emerson College/Inglaterra, e na Belas Artes de São Paulo/Brasil, tenho como referências no estudo sobre infância Emy Pikler, Maria Montessori, Grupo Orion, Ana Thomaz, Carlos Gonzalez.

Também estudos informais sobre alimentação e cultura alimentar.

Em 2010, quando meu filho estava para completar 6 meses, crio o Colher de Pau, um modelo de introdução alimentar, baseado no desenvolvimento cognitivo, prontidão motora, autonomia e comensalidade.

Sinto que todos os aspectos da maternagem estão interligados.

Meu filho e as quase 2 mil pessoas que já fizeram Colher de Pau, mais do que qualquer livro, são as pessoas que têm me ensinado há quase 8 anos sobre comida, amor e respeito.

Fabiolla Duarte
www.fabiolladuarte.com
https://www.facebook.com/fabiolla.duarte
https://www.facebook.com/ColherdePau.culturalimentar/
https://www.instagram.com/fabiolladuarte/

Fechar Menu
×
×

Carrinho